Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atletismo - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

 
EDSON MARQUES FERREIRA DE LIMA
Professor de Educação Física
A historia do atletismo se divide em três períodos:
  • O primeiro de suas origens, nas civilizações primitivas;
  • O segundo na idade média, á época da atividade descontinua ou de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa, e;
  • O terceiro do renascimento dos jogos olímpicos, em 1986, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.
O mais antigo registro de competições de atletismo data de 776 a. C., mas é certo que os esportes organizados incluindo provas de pista e campo foi praticado muitos séculos antes. O berço do esporte organizado situa-se na Grécia, onde foi disputado o primeiro pentatlo*,
SALTO COM VARA
É uma das provas mais difíceis do atletismo, por sua complexidade. Atualmente existem varas de fibra de vidro que revolucionaram a técnica do salto com vara. As varas tradicionais de metal, bambu ou madeira, são utilizadas apenas em competições de baixo nível técnico. O salto se divide nas seguintes fases técnicas: empunhadura, corrida, impulsão/pendulo, elevação, giro, transposição e quedas.
SALTO EM DISTÂNCIA
O salto em distância é realizado numa pista de 40 metros em direção a um tanque de areia.
SALTO TRIPLO
O salto triplo é realizado em três etapas sucessivas:
  • um salto inicial com o apoio no mesmo pé que deu o impulso;
  • um segundo salto na perna a qual o atleta cai sobre o outro pé e;
  • um terceiro no qual a queda final se dá com dois pés sobre a superfície de areia
SALTO EM ALTURA
No salto em altura cada participante realiza um máximo de três tentativas para superar uma determinada marca.
Uma base horizontal apoiada em dois postes na qual o atleta salta, transpondo-a e a queda se dá com as costas sobre um colchão.
Pentatlo*: Série de cinco provas (corrida, salto em distância, luta e lançamento de disco e dardo), por um mesmo atleta.
ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
É o ato ou efeito de arremessar ou lançar. Aqui usaremos a palavra lançamento para dardo, disco e martelo e a palavra arremesso para peso, isso se deve ao fato de existir uma diferença que caracteriza a maneira do atleta soltar o implemento no ar, onde observamos que o peso é empurrado e os demais são projetados com características diferentes.
LANÇAMENTO DE PESO
O lançamento de peso é realizado com uma bola de bronze, cobre ou material fundido de mais de sete quilos para o masculino e quatro quilos para o feminino.
LANÇAMENTO DE DISCO
O lançamento de disco é realizado com um disco devendo pesar 2 quilos para as competições masculinas e 1 quilo para as provas femininas.
LANÇAMENTO DO MARTELO
O lançamento do martelo é uma prova exclusivamente masculina e é realizado com uma esfera unida por um cabo metálico a um punho.
LANÇAMENTO DO DARDO
O lançamento do dardo é realizado numa pista de 30 metros de cumprimento. O dardo é de madeira ou metal, e mede 2,6m e pesa 800g para o masculino e 600g para as mulheres.
CORRIDAS
A classificação das corridas* é a que leva em consideração as distâncias a percorrer. Assim fala-se de corridas de velocidade, de meio fundo ou médias e de fundo ou longas.
Entre as corridas de velocidade incluem-se as de 100m, 200m e 400m rasos e as de 100m (para mulheres), 110 e 400m com barreiras (para homens). Entre as corridas de meio fundo, temos 3.000m, 5.000m e 10.000m e nas corridas de fundo as provas de 21.100m (meia maratona) e 42.200m (maratona).
No atletismo existe a velocidade pura, representada pelas provas clássicas de 100m e 200m rasos e a velocidade prolongada nas provas de 400m rasos e obedecem as fases das corridas de velocidade: saída ou partida, desenvolvimento e chegada, as saídas podem ser curta ou grupada, media ou longa.
PROVAS COMBINADAS
O decatlo e o heptatlo são competições nas quais os atletas realizam diferentes provas de pista e de campo, o decatlo compreende 10 provas (100m, 400m, 1.500m rasos, 110m com barreiras, saltos em altura, salto em distância, salto com vara, lançamento de peso, disco e dardo).
As sete provas que compões o heptatlo, modalidade feminina (200m, 800m rasos, 110m com barreiras, saltos em altura e distância e os lançamentos de peso e dardo.
Velocidade*: capacidade de realizar esforços de intensidade máxima com freqüência de movimento máximo ou a capacidade de cobrir a maior distância dentro de um menor tempo.

Um comentário:

  1. Olá professor Edson, gostaria que você disponibilizasse enquetes referente a esporte e saúde, por exemplo.

    ResponderExcluir